A ABA ROLI está procurando uma equipe de consultores no Brasil para a elaboração de campanhas, treinamento de áreas de comunicação, workshops para porta-vozes, desenvolvimento de micro sites, desenvolvimento de mentoria e elaboração de guias informativos para o programa "Conscientização Pública sobre o Financiamento do Terrorismo na América do Sul"
Sobre a ABA ROLI
A American Bar Association Rule of Law Initiative (ABA ROLI) foi criada em 1990 como um projeto de serviço público da American Bar Association para promover o estado de direito em todo o mundo. Desde então, a ABA ROLI implementou programas de reforma jurídica em mais de 100 países e buscou fortalecer as instituições jurídicas, apoiar os profissionais da área jurídica, fomentar o respeito aos direitos humanos e promover a compreensão pública da lei e dos direitos dos cidadãos. Em parceria com agências governamentais, o judiciário, advogados, associações de advogados, legislaturas e a sociedade civil, a ABA ROLI desenvolve programas que atendem às necessidades locais e priorizam soluções sustentáveis para os desafios urgentes do estado de direito.
Histórico do programa
O "Programa de Conscientização Pública sobre o Combate ao Financiamento do Terrorismo na América do Sul" aumentará a capacidade dos departamentos de comunicação e imprensa dos setores de justiça criminal e das instituições financeiras na Argentina, no Brasil e no Paraguai para promover a conscientização pública sobre os riscos e as realidades da lavagem de dinheiro, do financiamento do terrorismo e do crime organizado (CLD/CFT) na TBA, demonstrando como as atividades cotidianas podem contribuir involuntariamente para os crimes relacionados.
Cronograma de atividades e descrição do trabalho
Os termos de referência a seguir preveem 7 objetivos a serem desenvolvidos no Brasil. A equipe de consultores participantes deverá apresentar uma proposta técnica e comercial para a totalidade dos 7 objetivos a serem realizados no Brasil (não serão aceitas propostas separadas para cada objetivo).
Objetivo 1: Elaboração de campanhas de comunicação para instituições e associações de entidades financeiras públicas e privadas sobre prevenção e sanção de CLD/CFT. (Duração: 4 meses)
A equipe de consultores, em aliança com as equipes de trabalho que formarão o Programa e os departamentos de comunicação das instituições beneficiárias públicas e privadas, elaborará campanhas de comunicação sobre CLD/CFT que as instituições poderão distribuir a seus membros e clientes.
Embora o objetivo principal da campanha seja o mesmo para todas as instituições
(aumentar a conscientização entre os funcionários e/ou clientes sobre as ameaças de CLD/CFT para as comunidades, o país e a região e suas repercussões para os envolvidos nessa cadeia de crimes), ela terá o mesmo KV e a mesma reivindicação, mas serão feitas adaptações com base nos requisitos e nas especificações das instituições de acordo com as leis locais de CLD/CFT. Cada instituição terá a propriedade dos materiais desenvolvidos (folhetos e brochuras), o que lhes permitirá usar o material em futuras estratégias e campanhas de comunicação.
A ABA ROLI trabalhará com as instituições para monitorar e avaliar o impacto das campanhas.
Objetivo 2: Elaborar campanhas de comunicação para instituições de segurança e justiça, como a Polícia Nacional, o Ministério Público e outras instituições relevantes, sobre a prevenção e a punição de CLD/CFT. (Duração: 4 meses)
A equipe de consultores, em aliança com as equipes de trabalho que formarão o Programa e os departamentos de comunicação das instituições públicas de justiça e segurança, bem como das instituições privadas, elaborará campanhas de comunicação sobre CLD/CFT que as instituições poderão distribuir a seus membros e clientes.
Essa campanha terá a mesma finalidade que a campanha do Objetivo 1 e será adaptada de acordo com as prioridades de cada instituição beneficiária. Cada instituição terá a propriedade sobre a campanha adaptada às suas diretrizes gráficas, o que lhes permitirá usar o material para futuras estratégias e campanhas de comunicação.
A ABA ROLI trabalhará com as instituições para monitorar e avaliar o impacto das campanhas.
Objetivo 3: Realizar um treinamento de instrutores para instituições financeiras e de justiça a fim de fortalecer suas comunicações sobre CLD/CFT. (Duração: 20 dias) Obs: considerar o tempo de preparação do treinamento no cálculo
A equipe de consultores realizará 4 treinamentos de 5 dias, 2 para os departamentos de comunicação das instituições financeiras beneficiárias e 2 para os departamentos de comunicação das instituições de justiça beneficiárias do Programa. Pelo menos um treinamento por setor será realizado presencialmente. O treinamento terá dois objetivos principais:
- Com base nos insumos técnicos fornecidos pelas instituições, projetar módulos de aprendizado sobre o gerenciamento de comunicações a serem realizados na CLD/CFT que permitirão que as instituições desenvolvam ferramentas de aprendizado para os planos de orientação para novos funcionários.
- Aprimorar as ferramentas e habilidades institucionais para atualizar as campanhas de conscientização sobre CLD/CFT regularmente e com recursos próprios.
- Fornecer conhecimento às áreas de comunicação das instituições beneficiárias para que elas possam desenvolver seus próprios planos de treinamento e orientação de novos funcionários (Observação: esse material será apresentado pelas equipes em treinamento como parte do trabalho final do Training of Trainers).
Importante: Após o término de cada um dos treinamentos para as instituições de cada setor (financeiro e justiça), a equipe de Consultores continuará a apoiar as instituições beneficiárias de forma contínua e remota, por um período de 4 semanas, a fim de apoiar a realização e a finalização dos produtos planejados e acordados durante o treinamento.
Objetivo 4: Projeto e implementação de workshops de treinamento para áreas de comunicação e porta-vozes de entidades públicas e privadas sobre como lidar com questões de CLD/CFT na imprensa. (Duração: 6 dias) Obs: considerar o tempo de preparação dos workshops no cálculo
A equipe de consultores conduzirá 3 workshops virtuais de comunicação de 2 dias cada, para os departamentos de comunicação e imprensa de instituições financeiras e agências de aplicação da lei sobre como se comunicar e interagir com a imprensa em contextos relacionados a investigações e casos de CLD/CTF. A ABA ROLI reconhece a importância de uma comunicação eficaz com a mídia para compartilhar informações relevantes com o público em geral e para que elas sejam processadas e compreendidas de forma eficaz.
Como parte desse treinamento, a equipe de consultores desenvolverá um documento informativo que será fornecido às entidades beneficiárias para que elas compartilhem com a mídia e a imprensa, o que permitirá que os departamentos de comunicação e a mídia tenham uma melhor compreensão do CLD/CTF ao enviar mensagens ao público durante suas atividades de imprensa e divulgação.
Objetivo 5: Projeto e programação de um micro site para permitir a comunicação com o público sobre CLD/CFT. (Duração: 4 meses)
A equipe de consultores desenvolverá um micro site que será administrado por autoridades do setor público ligadas ao combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. A plataforma on-line será uma ferramenta para que o público em geral se informe e esclareça dúvidas e preocupações sobre CLD/CFT e servirá como plataforma de comunicação para que as autoridades policiais promovam ações e aconselhamento para evitar a participação involuntária em crimes relacionados. Obs.: a propriedade do produto será atribuída à entidade selecionada pelo Programa para que ela gerencie e atualize conforme necessário.
Objetivo 6: Projeto e implementação de Mentoria de Comunicações Estratégicas para Áreas de Comunicações de entidades públicas e privadas, para que essas áreas possam desenvolver um plano anual sobre o gerenciamento de suas comunicações de CLD/CFT. (Duração: 3 meses)
A equipe de consultoria orientará os membros dos departamentos de comunicação de instituições públicas e privadas dos setores financeiro e de justiça em suas estratégias de comunicação e objetivos institucionais para atingir um público mais amplo e diversificado. Ao longo dessa orientação, a equipe de consultoria apoiará o desenvolvimento de um plano estratégico de comunicação para cada departamento, que servirá de base para a comunicação com o público sobre as atividades de longo prazo relacionadas ao CLD/CTF.
A equipe de consultores fornecerá apoio estratégico para ajudar os profissionais de comunicação dessas agências a incorporar princípios de comunicação estratégica em torno da conscientização da CLD/CTF. Como resultado dessa atividade, o consultor orientará as equipes no desenvolvimento de um plano de comunicação para cada entidade beneficiária. Esse plano conectará os objetivos de conscientização pública das instituições financeiras e policiais que combatem a CLD/CFT com as atividades de comunicação, incorporando cronogramas, alocação de recursos e responsabilidades.
O plano também deve incluir uma análise que conectará os públicos-alvo aos canais de comunicação e ajudará a desenvolver a análise necessária para otimizar as campanhas de comunicação.
Objetivo 7: Desenvolver uma série de guias de comunicação de CLD/CFT para distribuição nos setores relevantes. (Duração: 4 meses)
A equipe de consultores desenvolverá uma série de diretrizes de comunicação destinadas a segmentos da sociedade que possam estar fornecendo apoio financeiro involuntário a organizações terroristas. Esses guias incorporarão mensagens claras sobre ações alternativas que o público pode adotar para evitar o envolvimento, bem como sobre os canais existentes para relatar atividades financeiras suspeitas. A ABA ROLI pretende atingir setores específicos da sociedade para apoiar a luta contra as atividades relacionadas à CLD/CFT.
Esses guias serão entregues às instituições financeiras e de justiça para que apresentem aos seus respectivos beneficiários. As instituições e empresas que terão um guia de comunicação específico são:
- Economistas, associações de contadores, agentes e agências imobiliárias;
- Bancos, empresas de valores mobiliários, seguradoras, empresas de serviços financeiros, etc.;
- Galerias de arte, joalherias, casas de penhores, concessionárias de automóveis e cassinos;
- Organizações não governamentais; e
- Advogados e tabeliães.
Relatório final detalhando os 7 objetivos da consultoria.
A agência ou a equipe de consultoria deve entregar um relatório final que inclua um relato detalhado do processo de alcance dos 7 objetivos desenvolvidos nesta consultoria. O relatório deve ser redigido em espanhol e inglês.
Qualidades da equipe ou agência de consultoria:
A agência ou equipe de consultoria deve ter a combinação certa de experiência e conhecimento. Alguns dos principais cargos estão listados abaixo.
Principais membros da equipe da empresa de consultoria:
- Coordenador de equipe
- Especialização em Ciências da Comunicação, Comunicação Institucional, Marketing e/ou áreas afins.
- 10 anos liderando equipes
- Especialistas em design de sites
- Mestrado
- 5 anos de experiência comprovada em desenvolvimento de sites complexos. Amplo conhecimento funcional e experiência em codificação.
- Especialistas em comunicações de empresas
- Experiência com comunicações de empresas
- 10 anos projetando e entregando campanhas de comunicação, trabalhando com empresas e organizações locais no desenvolvimento de suas campanhas e treinando equipes de comunicação, organizando eventos, etc.
- Especialistas em CLD/CFT
- Mestrado
- 5 a 10 anos assessorando empresas com conhecimento e experiência em treinamento de organizações do setor privado e sem fins lucrativos em sistemas de prevenção e conformidade. Experiência profissional trabalhando com entidades públicas e privadas em programas/atividades relacionadas ao combate ao financiamento do terrorismo, à lavagem de dinheiro e/ou ao crime organizado (desejável).
- Treinadores
- Mestrado em ciências da comunicação e/ou educação.
- Pelo menos 5 anos de experiência em treinamento de equipes de comunicação em instituições públicas e privadas.
Critérios de seleção
A seleção da empresa de consultoria será baseada nos seguintes critérios (pesos entre parênteses):
- Proposta técnica e sua adequação à chamada de propostas - 25%.
- Experiência da agência ou da equipe de consultoria, qualidades e competência da equipe - 45%.
- Propostas financeira - 30%
Questões gerais
Para informações gerais sobre a chamada, entre em contato: lac-recruitment@abaroli.org até 19 de maio de 2023.
Nota: Por motivos de volume, não serão efetuados avisos de recepção individuais ou respostas personalizadas às candidaturas recebidas.
How to apply
Para se candidatar, envie para lac-recruitment@abaroli.org até 31 de maio de 2023.
- Credenciais da agência ou equipe de consultoria.
- CV da equipe indicando quem assumirá a função de Coordenador da Equipe, além de todos os outros membros da equipe.
- Proposta técnica (metodologia e plano de trabalho).
- Proposta financeira